Mercedes desvenda SLS AMG eléctrico

Mais de 500 cavalos alimentados exclusivamente a electricidade é o que promete a versão eléctrica do novo «Gullwing» da Mercedes

A Mercedes prometeu e cumpriu! Passado um ano do anúncio oficial acerca dos planos para o desenvolvimento de uma versão inteiramente eléctrica do desportivo SLS AMG, a marca da estrela mostra finalmente o seu protótipo inteiramente funcional, o Mercedes SLS AMG E-Cell.
Em lugar do imponente V8 a gasolina de 6,3 litros, capaz de produzir 571 cv, encontram-se agora quatro motores eléctricos, colocados próximos das rodas, tornando assim o SLS E-Cell num veículo com tracção às quatro rodas, possuindo um sistema inteligente que controla com precisão a quantidade de potência distribuída a cada roda.

A potência combinada dos quatro motores eléctricos é de 526 cavalos, e o binário de 880Nm, que ligados a duas transmissões, uma em cada eixo, permitem ao SLS AMG E-Cell alcançar os 100 km/h ao fim de apenas 4 segundos.

A energia é disponibilizada por uma bateria de lítio de 400 volts, recarregável através de uma qualquer tomada doméstica mas também durante as travagens. Os módulos da bateria encontram-se colocados atrás da consola, no túnel central e por trás dos bancos dos passageiros, para melhor distribuição de peso.

A nível do chassis, a moldura interior em alumínio do «Gullwing» não sofreu alterações. Apenas o exterior foi revisto, recebendo difusor novo na traseira, que ocupa o espaço reservado ao sistema de escape da versão a gasolina. Um novo divisor extensível foi colocado no «nariz», e as entradas de ar foram revistas. As jantes e os espelhos retrovisores recebem um acabamento em preto, que contrasta com a pintura lima do E-Cell.

O habitáculo foi revisto para reflectir a mudança de combustível, contando agora com um mostrador de autonomia e estado de carga das baterias. A grande novidade é um painel «touch-screen» de 10 polegadas, que não se destina apenas a gerir climatização, áudio e navegação, mas também conhecer o fluxo de energia que está a ser transmitido a cada roda.


A Mercedes não avança com uma data para o seu lançamento, que deverá depender dos «movimentos» da rival Audi e do seu E-tron.


in autoportal.iol.pt




Sem comentários:

Enviar um comentário