Veículos Eléctricos deverão movimentar 810 milhões de euros/ano em 2020

O Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal (GAMEP) deu, ontem, a conhecer, em conferência de imprensa, os dados de uma estimativa referente ao negócio associado aos veículos eléctricos, que revela que em 2020, 10% do parque automóvel português deverá ser composto por eléctricos e que este negócio gerará cerca de 810 milhões de euros/ano.

Segundo o estudo, «(em 2020, com uma penetração de 10 por cento de carros eléctricos) o negócio da venda de electricidade para os veículos, o fee (taxa) de carregamento dos pontos, o sistema de gestão e a produção e fabrico dos carregadores representará um volume anual estimado de 800 a 810 milhões de euros», declarou João Dias, responsável do GAMEP.

Dentro deste total, cerca de 300 milhões de euros, será referente aos «serviços de carregamento» de veículos eléctricos, 200 milhões à venda de electricidade, 190 milhões aos «sistemas de carregamento», 100 milhões aos «sistemas de gestão» e 20 milhões aos «serviços de gestão».

Por conseguinte, o GAMEP estima, ainda, que a redução da factura relativa à importação de produtos petrolíferos poderá chegar aos 600 milhões de euros/ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário