UE aprovou nova estratégia para os automóveis eléctricos

A União Europeia (UE) aprovou recentemente uma nova estratégia para dar uma maior prioridade ao parque automóvel constituído por veículos eléctricos. Conscientes das novas exigências ecológicas, os governantes europeus deram mais um passo em frente nos estímulos à produção de automóveis eléctricos.


Número de automóveis irá duplicar até 2030

Bruxelas prevê que o número de automóveis ecológicos e convencionais a circular no mundo passará de 800 milhões para 1,6 biliões até 2030, um aumento que exigirá uma mudança radical nas tecnologias utilizadas.

Nos próximos anos, a UE prevê uma explosão na produção e venda dos automóveis eléctricos, mas os veículos convencionais continuarão a ser o meio de transporte mais utilizado.


Países lutam pela liderança nos veículos eléctricos

Hoje, os países com maior potencial na produção de automóveis, os Estados Unidos, a França, a Alemanha, a China, entre outros, todos eles estão apostados em tomar a dianteira na produção e comercialização dos modelos eléctricos.


Crise económica atrasou desenvolvimento dos “carros verdes”

A actual crise económica levou as construtoras automóveis a reduzir os investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológco. No entanto a UE quer reforçar a aposta no veículo eléctrico e por esse motivo, destinou um pacote de € 6 bilhões, para iniciativa relacionadas com este tipo de veículos.

Embora a UE não favoreça nenhuma tecnologia, apontou algumas limitações aos motores de biocarburantes. Já em relação aos veículos movidos a electricidade, a União Europeia refere que são opções muito mais promissoras, estimando mesmo que no ano 2030, os automóveis eléctricos atingam uma fatia de mercado a rondar os 20%. Acrescentando ainda que, os veículos “menos poluentes e com menor barulho têm também os maiores benefícios sociais, incluindo para a saúde nas áreas urbanas”.


Estratégia europeia para o parque automóvel:
  • Simplificação na concessão de apoio para pesquisa e inovação;
  • Desenvolvimento de padrões para os automóveis eléctricos;
  • Criação de rede na Europa para recarregamento de baterias;
  • Novas normas de redução de emissões para veículos pesados;
  • Estímulo aos governos para que, quando comprarem novos veículos, que façam uma avaliação entre os automóveis convencionais e os automóveis eléctricos, levando em consideração as emissões de gases;
  • Incentivos financeiros para a compra de automóveis eléctricos;

Dificuldades inerentes aos veículos eléctricos
  • As baterias ainda são muito pesadas e muito caras.
  • Os custos da electricidade;
  • O tempo de vída útil das baterias, pois cada uma custará entre 10 mil e 15 mil euros.
  • Os materiais usados para a produção de baterias, nomeadamente os metais nobres, são raros e concentrados apenas em alguns paises.

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